Agende sua sessão:
Olá, sou Laís Galvão, farmacêutica, acupunturista e atuo na Rede de Saúde Pública (SUS), na cidade de São Paulo desde 2010. No ano de 2017 iniciei minha Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura.
Ao longo dos últimos anos tenho prestado assistência a pacientes em sessões de Acupuntura e Auriculoterapia, nos grupos de Cessação de Tabagismo (PNCT), Grupos de Dor (direcionados aos pacientes idosos com dor crônica), grupos de cuidados aos profissionais de saúde, além do atendimento domiciliar e voluntariado no Projeto DesintoxicaSP.
Link da Matéria do G1 sobre o Projeto DesintoxicaSP.
Em meus atendimentos aplico técnicas terapêuticas como acupuntura, auriculoterapia, eletroacupuntura, ventosaterapia e moxabustão.
A prática da Medicina Tradicional Chinesa é milenar (cerca de 5000 anos), segue princípios da Filosofia Taoísta, representa conceitos de harmonia e equilíbrio entre o homem e o universo a fim de manter suas energias vitais fluídas e saudáveis. Acredita-se que toda matéria no universo é de uma fonte unificada – o Tao.
Dentro do Tao existem as forças oposta Yin e Yang que estão em constante mudança, mas que devem estar em equilíbrio e o movimento dessas forças gera a energia Qi ou Chi.
Através de seus princípios filosóficos acredita-se na Teoria do Yin e Yang que é um sistema de circulação da energia vital (Qi ou Chi) que correm pelos 14 meridianos e se conectam aos órgãos vitais, mantendo a conexão e fluidez entre eles e a Teoria dos 5 elementos que relaciona todos os fenômenos espirituais, emocionais, materiais e energéticos dos elementos Terra, Metal, Água, Madeira e Fogo.
O conhecimento dessas teorias nos auxilia no entendimento do diagnóstico e processo clínico a ser realizado.
A filosofia da MTC busca integrar e respeitar a ordem natural de tudo que nos cerca, apresenta o caminho para uma vida plena e harmônica. Nesse raciocínio, a doença é reflexo do desequilíbrio, portanto para o indivíduo se manter saudável é necessário manter alguns cuidados diários com a respiração, alimentação, movimento do corpo, pensamentos e sono. São cuidados fundamentais e o descontrole de um desses aspectos possibilita o adoecimento.
A Medicina Tradicional Chinesa atua para restabelecer o equilíbrio do organismo quando os maus hábitos individuais descontrolam essa harmonia.
Para o restabelecimento da saúde do paciente são utilizadas algumas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa como a fitoterapia e dietoterapia chinesa, acupuntura, shiatsu, auriculoterapia, acupressão, moxabustão e ventosaterapia. Em tempos mais recentes surgiram técnicas mais modernas e de ótimos resultados como acupuntura a laser e eletroacupuntura.
A escolha do tratamento é aplicada pelo Acupunturista conforme situação clínica e identificação da desarmonia de cada paciente.